Curta a nossa rede social no Facebook: @sama.astronomia Curta a nossa rede social no Instagram: sama.astronomia

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Novas imagens do Cometa Leornard feitas pela SAMA

 

    Novas capturas feitas pelos sócios da Sociedade de Astronomia do Maranhão (SAMA). Na quarta-feira passada vários sameiros em vários municípios maranhenses se mobilizaram para observar e fotografar a passagem do Cometa Leonard C/2021 A1. 


Cometa Leonard por Tavares Jr.



Caçadores de cometas Tavares Jr. e Francisco Ribeiro em São Luís-MA


Por Jefferson Trindade de Viana-MA

Foto por Genilson Martins de Grajaú-MA




Um comentário:

  1. Boa tarde.
    Meu nome Alexandre Gustavo Ugarte
    Desenvolvemos o astroturismo no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
    Estamos diante um grande problema a respeito da poluição luminosa em torno do Parque nos municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz

    A proposta é incluir o Parque como patrimônio do céu escuro.

    Estamos buscando parcerias para sensibilização a respeito da poluição luminosa.

    O programa requer alguns requisitos que já temos como vantagens.
    Tais como:

    REQUISITOS MÍNIMOS PARA A CERTIFICAÇÃO 1) O parque deve inicialmente criar um “Plano de Gestão da Iluminação” (LPM) abrangente e de qualidade. Os padrões minimos são descritos na seção intitulada “Diretrizes do Plano de Gestão da Iluminação”

    2) As condições noturnas típicas que caracterizam o local devem ser consiste ou exceder o seguinte critérios
    iluminação exigida em lei pode ser formalmente isenta de requisitos desta seção quando justificada. Exemplo: iluminação de emergência sistentes ou exceder os seguintes critérios:
    A) A Via Láctea é facilmente visível a olho nu.
    B) Não há fontes de luz artificial próximas produzindo ofuscamento direto ou refletido.
    C) Toda a iluminação é livre de ofuscamento, blindada “fullcutoff”, direcional e voltada ao piso. Estas condições correspondem aproximadamente a uma magnitude no visível de 21,2 magnitudes por arco quadrado (0,4 mcd/m2) no zênite e uma magnitude limite a olho nu (NELM) de +6.

    Para comprovar a qualidade do céu, as medições do brilho da luz no céu noturno devem ser feitas com instrumentos adequados, ou o NELM deve ser estimado por um observador qualificado. As medições do brilho no céu escuro devem ser coletadas em um período de tempo suficientemente longo para calcular a média das flutuações ao longo do tempo que variam de acordo com as estações do ano. Além disso, fotografias noturnas panorâmicas com o horizonte devem ser incluidas na documentação, a fim de comprovar o controle de ofuscamento na iluminação artificial do local. Os candidatos tem a obrigação de informar quais foram os critérios adotados no protocolo de medição, atestado por um Astrônomo, além de enviar todos os dados necessários para comprovar estas condições, laudos de profissionais comprovadamente qualificados. Qualquer candidato ao IDSP que não atenda estas condições mas documente um brilho superficial de 20,0 a 21,19 magnitudes por arco quadrado no comprimento de onda do vísivel ou uma magnitude limite a olho nu (NELM) não superior a +5, será incluído em uma Lista de locais IDSP ameaçados, publicado no site da IDA. A IDA se reserva o direito de suspender ou revogar a designação IDSP de um Parque com qualidade de céu noturno que fique abaixo de de 20,0 magnitudes por segundo de arco quadrado (medida de brilho superficial)
    Se possível favor entrar em contato
    98 988154827
    Alexandre Ugarte

    Agencia de Turismo
    Espírito de Aventura CNPJ 12.040.337/0001-01
    Avenida Beira Rio 83
    Barreirinhas Maranhão
    CEP 65590.000

    ResponderExcluir