Curta a nossa rede social no Facebook: @sama.astronomia Curta a nossa rede social no Instagram: sama.astronomia

Como criar grupo Astronomia


Muita gente pergunta como criar um grupo de Astronomia então vamos dar umas ideias:

1 - Procure mais pessoas interessadas. Não precisa ser muitas, pode até ser só você e mais uma. Porque depois que começar sempre vai aparecendo mais gente. 

2 - Procurem um lugar para se reunir. Preferencialmente na escola, universidade, associação de bairro, igreja, etc. Só não aconselhamos ser em casa.

3 - Pode logo escolher um nome. Pode ser o nome da cidade, ou uma homenagem a alguém. Sugerimos não escolher um nome muito grande, por exemplo: "Sociedade de Altos Estudos Astronômicos, Científicos e Tecnológicos de tal lugar" não rola. Melhor "Clube de Astronomia de tal lugar". Se for homenagear alguém talvez fosse legal verificar se já não tem um clube com esse mesmo nome para não confundir.

4 - Para escolher um Logotipo ou simbolo sugerimos esboçar algumas ideias e depois procurar um amigo ou conhecido da área de Design pra dar uma arrumada. Senão pode sair meio tosco.

5 - Definir um estatuto e um regimento interno também pode ser uma boa ideia. Tem alguns na internet que podem ser baixados e servir como guia. Os da SAMA podem ser baixado na aba "Materiais".

6 - Registrar no Cartório, tirar CNPJ, é muita burocracia, então é melhor esperar o grupo amadurecer um pouco pra tratar dessas coisas.

7 - ANTES de comprar um telescópio convém conhecer o céu. Senão vai comprar e não vai saber pra onde apontar nem o que observar. Um binóculo é um bom instrumento para iniciar suas observações. Sugerimos um 7x50.

8 - Mas o melhor equipamento para observar os céu são os olhos mesmo. Identificar os planetas e conhecer as constelações mais importantes podem ser feitos a olho nú. Acompanhar a passagem da ISS, Hubble, Iridium e satélites ao por do Sol também é legal.

9 - Importante: mesmo com um ótimo equipamento você não vai conseguir ver coisas tão sensacionais quanto as imagens do Hubble. Não se iluda senão vai se decepcionar.

10 - A cidade não é um bom lugar para a sua observação, por causa da poluição luminosa, procure lugares menos iluminados. Visite o lugar de dia para fazer o reconhecimento da área, determinar os pontos cardeais, etc. E cuidado com a segurança. 

11 - Existem vários aplicativos de celular que ajudam a se situar no céu: SkyMap, Carta do Céu, Heavens above, ISS Detector, SkEye, NASA App, e por ai vai. Baixe antes para se familiarizar.

12 - Existem também vários cursos de Astronomia online de graça que podem ser encontrados na internet. Alguns emitem certificado outros não. Na aba "Links/Dicas" você vai encontrar algumas sugestões.