Observação Telescópica da Superlua 14/11/2016, às 19:00 hrs. Detalhes em "Eventos"

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Quintal Planetário e o Cometa Johnson

Show musical e Observação Astronômica voltam a ser atividade educativa de forte impacto no Maranhão. Desta vez estamos marcando um encontro da música com o céu, das estrelas com os acordes, dos planetas com as notas musicas e do cometa com a nossa luz.


A Sociedade de Astronomia do Maranhão – SAMA , a Universidade Federal do Maranhão e o Ilha da Ciência/UFMA estarão promovendo o show musical - acompanhado de observação astronômica - o “Quintal Planetário”, música tema de autoria de Neném Bragança. O evento ocorrerá no dia 08 de Junho de 2017, Quinta-Feira, a partir das 19h00 na Concha Acústica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus do Bacanga.

O espetáculo musical idealizado pelo professor astrônomo Sérgio Brenha acompanhado do violonista Jorge Martins, do tecladista Laerte Brenha e de um percussionista, terá a sua versão na concha acústica da UFMA e em seguida rodará em locais especiais da cidade como a Praça Gonçalves Dias, a Praia Grande e promete chegar até a Avenida Litorânea, sempre ao ar livre a partir das 19:00 horas e gratuito para o público de São Luís que carece de shows de boa musica e, acima de tudo, com caráter educativo em suas mensagens poéticas.

Nosso Satélite Natural, a LUA.

Planeta Júpiter

Planeta Saturno

Cometa Johnson

O Cometa Johnson tem sua órbita hiperbólica e atingirá em junho de 2017 seu momento mais próximo do sol ou periélio, sua distância será de 244.903.708 Km do Sol a uma velocidade de 31.997 Km/s. Durante esta noite o cometa brilhará com magnitude +6,7 observável apenas com telescópio, e, estará próximo da estrela 109 virginis da constelação de Virgem. O planeta Saturno estará em brilho máximo que só será repetido em 2030, além da presença da Lua na véspera de estar cheia e dos planetas Vênus e Júpiter.

O show com temática em astronomia terá cenário projetado apresentando belas imagens de astros e conhecimento astronômico da humanidade. O repertório musical contará com algumas novidades dos compositores Chico Maranhão, Oswaldo Montenegro, Vander Lee, Elomar e Ednardo ao lado de musicas consagradas do Pink Floyd e do System of a Down.


Nenhum comentário:

Postar um comentário