Curta a nossa rede social no Facebook: @sama.astronomia Curta a nossa rede social no Instagram: sama.astronomia

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Noite Internacional de Observação da Lua

   A Noite Internacional de Observação da Lua


   Sábado, dia 08 de outubro de 2011 foi comemorada a noite internacional de Observação da Lua. A Sociedade de Astronomia do Maranhão (SAMA)  realizou  atividades para participar deste evento mundial.
Observação da Lua com telescópios.
Local: Praça São Raimundo
Nº de participantes:110 (assinaturas colhidas)
Início da atividade: 08/10/11 às 19 h 30 min
Término da atividade: 08/10/11 às 21 h

I ENCONTRO MARANHENSE DE ASTRONOMIA - EMAST 2011


    A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em parceria com a Sociedade de Astronomia do Maranhão (SAMA), Grupo de Estudos Astronômicos (GEAST), Equipe Óros e Jornal do Lar promovem o  I ENCONTRO MARANHENSE DE ASTRONOMIA - EMAST 2011.


Mais Informações no site

http://emast-ma.blogspot.com/

SAMA participa da SNCT-2011

   
A Sociedade de Astronomia do Maranhão (SAMA) em parceria com o Observatório Astronômico da Universidade Estadual do Maranhão (OBAFIS-UEMA), Grupo de Estudos Astronômicos (GEAST) participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) realizada de 17 a 23 de outubro de 2011, no Shopping Center São Luis na capital maranhense. Apresentou diversos trabalhos, palestras, exposição de fotos astronômicas, observação telescópica do céu e distribuição de impressos são foram as atividades realizadas no evento.
     O presidente da SAMA, Manuel Ricardo J. Costa ministrou na tarde da última quarta-feira, uma palestra com o tema ”meteoritos no Maranhão”, também ministrou palestra o Vice-Presidente, Carlos Eduardo Portela com o tema “Por que plutão foi rebaixado?”. O evento foi encerrado com a observação telescópica aberta ao publico do planeta Júpiter e das suas 4 maiores  luas disponíveis tiveram presente  71 pessoas. 

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Atividades

A SAMA tem um programa de atividades mensais dinamico e envolvente, assim distribuído:

REUNIÃO DE ESTUDOS - com apresentação de algum tema para ser debatido. Este tema pode ser um artigo de jornal ou revista, um livro, etc, ou algum assunto preestabelecido.
ASTRONOMIA NA PRAÇA - programa de divulgação da Astronomia em que são colocados telescópios nas praças para atrair a atenção, informar sobre Astronomia e sobre a Sociedade e "pescar" novos sócios.
OBSERVAÇÃO NO CAMPO ESCOLA - observação no campo escola dos Escoteiros com objetivo de estudar as constelações, observar chuvas de meteoros ou outros fenômenos conhecidos com antecedência.
VIDEOASTRONOMIA - apresentação de vídeos sobre Astronomia, na sala de projeção do SESC.
REUNIÃO ADMINISTRATIVA - reunião, na qual, são discutidos os problemas administrativos da Sociedade, além de serem feitos os planejamentos das atividades e criação do calendário de atividades SAMA, etc.

A SAMA faz o acompanhamento das manchas solares e observações regulares de fenômenos astronômicos.


Contato




Correio eletrônico:

Facebook

Orkut:

Twitter: